Capacidades Motoras
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
DONIZETE BARBOSA RICARTE
EDUARDO FRANÇA LIMA
FRANÇOISE GERALDO
LUCIANO DA SILVA ARRUDA
OLÍVIA FERREIRA LOPES
SANTIAGO DE PAULA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA – ALGUNS CONCEITOS
CUIABÁ
DEZEMBRO/2012
APRESENTAÇÃO
Este trabalho conceitua alguns termos básicos da Educação Física, objetivando dar suporte a continuidade dos estudos dos alunos nele envolvidos, e instigá-los no aprofundamento de seus conhecimentos.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA – ALGUNS CONCEITOS
AGILIDADE
A agilidade é um componente neuro-motor caracterizado pela troca rápida de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade de todo o corpo ou parte dele (Matsudo,1980). De acordo com Mosston, a agilidade necessita da combinação entre força e coordenação.
APTIDÃO FÍSICA
Possui um conceito multidimensional que reflete um conjunto de características que as pessoas tem ou desenvolvem, e que estão relacionadas com a capacidade de um indivíduo em realizar atividades físicas.
Existem duas abordagens. Uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada à performance desportiva.
A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde e a qualidade de vida das pessoas, como a flexibilidade, a resistência cardiorrespiratória, a força e a composição corporal.
E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em atividades esportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural e coordenação motora.
ATIVIDADE FÍSICA
Define-se como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulte em dispêndio energético. Atividades de lazer, ocupacional e doméstica também estão incluídas nessa definição.
No ano de 1995, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estipulou a prática mínima de atividade física para a população