Processos Químicos - Petróleo
1. Explique a importância econômica do petróleo.
Hoje o petróleo é uma das matérias-primas mais importantes da civilização moderna. Seus derivados são empregados em quase todas as atividades humanas. Da gasolina, que faz mover os automóveis, à nafta, que serve para os motores Diesel, de caminhão e das automotrizes, àqueles gigantescos dos navios. Do petróleo, pode-se obter até eletricidade: nas centrais termoelétricas, de fato, os dínamos que produzem energia são acionados por motores Diesel. Os óleos lubrificantes são indispensáveis para o bom funcionamento de qualquer tipo de motor; os asfaltos e os betumes são empregados na construção de rodovias, mas não é tudo: do petróleo obtém-se, hoje, até matérias plásticas.
2. Como são caracterizadas as indústrias petroquímicas? O que significa integração industrial e qual a sua vantagem competitiva?
A produção petroquímica inicia-se após o refino. A 1ª Geração é caracterizada pelas produtoras de petroquímicos básicos. Na 2ª Geração, os produtos petroquímicos básicos são transformados em petroquímicos intermediários e finais. A 3ª Geração são as empresas de transformação. A 1ª e s 2ª geração estão localizadas nos polos e as indústrias de 3ª geração estão próximas aos mercados consumidores.
A competitividade da indústria petroquímica dependerá dos seguintes fatores:
- Escala de produção;
- Verticalização;
- Integração;
- Disponibilidade de matéria-prima;
- Tecnologia e opções logísticas de distribuição de produtos.
3. Dentre os derivados de petróleo escolha dois e comente a respeito das suas características, utilização e critérios de qualidade.
- Gasolina: a combustão é um dos requisitos de qualidade, onde o número de octano é medido pela resistência a detonação na câmara de combustão. Combustível constituído por hidrocarbonetos parafínicos, olefínicos, aromáticos e naftênicos em sua maioria com cadeias entre 5 e 10 átomos de carbono. Sua