Capacidade dos stakeholders em influenciar as organizações
1- Introdução:
Nos dias de hoje, com as crescentes transformações, concorrência e necessidade de integração, as organizações tem sido estimuladas a unirem forças de âmbito externo e interno, com o fim de buscar um crescimento contínuo e integrado em suas respectivas empresas, para poderem estar a frente de seus concorrentes e assim, conquistar melhores clientes e espaço no mercado de trabalho.
Assim, a teoria dos stakeholders, é caracterizada como uma importante ferramenta dentro do modelo de gestão organizacional, pois é atrás dela, que há a possibilidade de um tratamento mais vasto e recente para o processo de diversos assuntos dentro da dinâmica organizacional.
Dentro de um ambiente organizacional, há relações de interdependência em diversos componentes ambientais e a organização focal, onde estas podem ser caracterizadas por mútuas influências, que geram um alto ou baixo poder de uma organização frente a esses componentes.
Portanto, o estudo dos stakeholders deve levar em consideração a organização como anexo de um sistema aberto, em que esta possui múltiplas relações de influencias, uma vez que aas organizações são não são consideradas como auto-independente ou auto-suficiente, sendo condicionadas ás demandas do ambiente com o fim de proporcionar recursos necessários e aspirar outros.
2- O que são Stakeholders
Os stakeholders são nomeados em todos os segmentos que influenciam ou são influenciados pelas ações de uma organização, escapando do conhecimento de que o público alvo de uma organização é o consumidor.
As organizações, em sua maioria, possuem as seguintes partes interessadas: os clientes, os trabalhadores (força de trabalho), os