resumo iee
São intangíveis
Empregam pessoas
Combinam pessoas e recursos para produzir bens e serviços
É diferente de organização
Uma Organização distingue-se de organização por ser formalmente registada (exemplo: entidade pública ou privada com ou sem fins lucrativos. E por outros atributos como a dimensão (exemplo: PME).
É também um instrumento usado por pessoas para coordenarem as suas acções de modo a atingirem algo que desejam ou valorizam.
A criação de valor corre em 3 estados: input, transformação e output.
Input: incluem recursos humanos, informação e conhecimento, matérias primas, dinheiro e capital.
Transformação: A Organização transforma os inputs e adiciona-lhes valor. Usa os recursos humanos e tecnologia para converter esses inputs em outputs.
Outputs: Bens e serviços que a Organização produz.
Criação de valor pela Organização
Existem diferentes perspectivas e definições de valor, quer objectivas quer subjectivas.
- Valor obtido pela empresa pela venda de um produto/serviço = preço de venda do produto/serviço – custo total do produto/serviço. Mede a capacidade de uma empresa em vender produtos por um preço superior ao custo em que incorre na sua produção/aquisição. - Valor capturado pelo cliente = Valor atribuído pelo cliente ao produto/serviço – preço pago pelo produto/serviço.
As Organizações existem porque permite às pessoas uma especialização, tecnologia de grande escala (economias de escala), relação com a envolvente, economizar os custos de transacção e execução do controlo e poder.
Divisão de trabalho e especialização: A divisão de trabalho permite a especialização; A especialização permite que os indivíduos sejam especialistas no que fazem.
Tecnologia em grande escala: Economias de escala: poupança de custos resultante da produção de grande volume de bens e serviços. Economia de gama: poupança de custos resultante da partilha de recursos entre diferentes produtos e tarefas.
Para gerir a relação com a