CAP TULO V
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO – UNISULMA
CURSO DE DIREITO – 2º PERÍODO –NOTURNO
WASHINGTON NUNES MOTA
SOCIOLOGIA JURÍDICA
CAP-VII:DIREITO E REVOLUÇÃO
CAP-VII:GUERRA E DIREITO
IMPERATRIZ
201
WASHINGTON NUNES MOTA
SOCIOLOGIA JURIDÌCA
CAPÍTULO VII – DIREITO E REVOLUÇÃO
CAPÍTULO VIII – GUERRA E DIREITO
Trabalho entregue à disciplina de Sociologia jurídica , sob orientação do professor Luiz Fernando Pinto, para obtenção parcial de notas do 1º bimestre.
IMPERATRIZ
2015
REFERÊNCIAS
MACHADO NETO, A.L. . Sociedade e Direito. In:________________. Sociologia jurídica. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 1987. Cap. 5, p. 165-183.
CAPÍTULO V
CONTROLE SOCIAL E DIREITO
1) A SOCIALIZAÇÃO Porque os modos sociais que vai viver o indivíduo são cultura e não natureza é que eles não lhe podem ser proporcionados pela herança biológica e sim pela tradição social. O indivíduo não socializado é o Horno ferus. Para que cada um de nós desenvolva aqueles sentimentos e, mais ainda, se comporte dentro dos conformes estabelecidos pela convivência é que, a cada passo, do berço ao túmulo, a sociedade nos está socializando. Da administração materna as penitenciárias, do castigo escolar aos tribunais, da penitência religiosa ao escárnio popular, a sociedade nos cerca de todos os lados, com instancias de socialização. Tais instancias atuam ensinando-nos a colocar-nos em lugar dos outros, de modo a antecipar e prever suas expectativas quanto ao nosso comportamento e o dever que nele vai implícito, graças, especialmente, ao grupo e a tais expectativas. Como, não obstante esse tenaz esforço socializador da sociedade, nem todos os indivíduos se socializam inteira ou