Cap Tulo 7
- A arquitetura existe em conjunto com o meio onde está projetada.
- Quando as construções possuem certa semelhança, acabam por criar ruas melhores.
- A arquitetura, desde seus primórdios, sempre refletiu sua época, dando um senso de lugar, porém em um mundo virtualizado, este conceito é tido como antiquado.
Cada prédio, construção, projeto arquitetônico, faz parte de um ambiente, de uma paisagem natural ou de um conjunto de construções. Não há como imaginarmos uma construção sem considerarmos o ambiente em que está inserida. Quando um prédio é projetado, o arquiteto necessita trabalhar de tal forma que sua criação torne-se parte do ambiente como um todo, criando uma certa harmonia.
Mesmo que o projeto em si não tenha sido feito para harmonizar com o ambiente, o prédio passa a ter sua identidade diferenciada em cada contexto em que estiver inserido, por mais que seu visual seja idêntico.
De certa forma, podemos identificar certa semelhança entre as variadas construções de um local, como uma rua, um bairro, etc. Não necessariamente em relação aos traços arquitetônicos ou formas idênticas, mas em relação a suas escalas que se assemelham, aos materiais de construção utilizados e até mesmo alguns traços feitos para harmonizar com as demais edificações. Esta ligeira semelhança, acaba por tornar a rua um ambiente melhor. Então, por mais que os arquitetos utilizem suas singularidades nos projetos, eles devem trabalhar de forma conjunta, respeitando o ambiente e a população que utiliza estes espaços.
Atualmente, a arquitetura enfrenta um certo desafio em relação a seus conceitos fundamentais de refletir determinada época e dar um senso de lugar. As inúmeras facilidades advindas da evolução tecnológica, nos dão a oportunidade de viajar o mundo inteiro em questão de poucas horas. Mesmo que não de forma concreta, mas virtualmente. Com isso, as raízes criadas em nossos lares ou cidades acabam enfraquecendo, criando uma certa