ESTUDO DIRIGIDO Cap tulo 7
1: Quais são algumas das formas básicas de aprendizagem?
Aprendemos por associação. Nossas mentes conectam naturalmente eventos que ocorrem em sequência.
Associações aprendidas também alimentam nossos comportamentos habituais. Ao repetirmos comportamentos em um dado contexto - a postura que associamos à cama ao dormir, as rotas que traçamos no campus da faculdade, nosso modo de comer pipoca no cinema - os comportamentos ficam associados com os contextos.
Aprendizagem por associação o aprendizado de que certos eventos ocorrem muito próximos. Podem ser dois estímulos (como no condicionamento clássico) ou uma resposta e suas consequências (como no condicionamento operante).
O condicionamento é o processo de aprender associações. No condicionamento clássico, aprendemos a associar dois estímulos e assim antecipar eventos. Aprendemos que um relâmpago sinaliza uma trovoada iminente, portanto, ao vermos um relâmpago próximo, começamos a nos encolher.
No condicionamento operante, aprendemos a associar uma resposta (nosso comportamento) e sua consequência, de modo a repetir atos seguidos de bons resultados e evitar os seguidos de maus resultados.
O condicionamento não é a única forma de aprendizagem. Através da aprendizagem por observação, aprendemos com a experiência alheia.
Por condicionamento e por observação nós humanos aprendemos e nos adaptamos ao ambiente. Aprendemos a esperar e a nos preparar para eventos importantes como alimentos ou dor (condicionamento clássico). Também aprendemos a repetir atos que trazem bons resultados e a evitar os que trazem maus resultados (condicionamento operante). Observando os outros aprendemos novos comportamentos (aprendizagem por observação). E, por meio da linguagem, também aprendemos aquilo que nem experimentamos nem observamos.
Condicionamento Clássico
2: O que é o condicionamento clássico e como o trabalho de Pavlov influenciou o behaviorismo?
Condicionamento clássico um tipo de aprendizagem pelo qual se