cap simples
CAPITALIZAÇÃO SIMPLES
Quando o regime é de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, valor atual (PV). O regime de capitalização simples representa uma equação aritmética, logo, é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total. O regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação, no entanto, em países com alto índice de inflação, a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só faz sentido para curto prazo. A capitalização simples, porém representa o início do estudo de matemática financeira.
Definições e Simbologia:
CAPITAL (PV – Present Value): é o recurso financeiro aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Presente ou Valor Atual.
JUROS (INT – INTEREST): é o lucro calculado sobre determinada taxa, de dinheiro emprestado ou de capital empregado. Ou ainda, é a remuneração do capital empregado em atividades produtivas. O capital pode aumentar segundo duas modalidades;
Juros Simples: Somente o capital rende juros ao longo do tempo.
Juros Compostos: Os juros são incorporados ao capital, após cada período, e passam a render juros também.
TAXA ( i ) : A taxa de juro é o coeficiente que determina o valor do juro, isto é, a remuneração do fator capital utilizado durante certo período de tempo.
As taxas de juros referem sempre a uma unidade de tempo ( mês, semestre, ano etc.) e podem ser representadas equivalentemente de duas maneiras:
Taxa Percentual : 15% a.a. ( = 15% ao ano).
Taxa Unitária: 0,15 a.a. (= 0,15 ao ano).
Obs: Nas fórmulas de Matemática Financeira todos os cálculos são efetuados utilizando-se a taxa unitária de juros.
PRAZO (n) : é o tempo que um capital PV, aplicado a uma taxa i, necessita para produzir um montante FV.
2
MONTANTE (FV – Future Value): é a quantidade monetária acumulada após um determinado tempo, ou seja, é a soma de um capital PV e seu juro