Didática do ensino superior
Especialização em História do Nordeste
Aurélio Francisco Elias da Silva
Didática do Ensino Superior
Recife, 2014
“Planejamento educacional poderia ser definido como o processo sistematizado, mediante o qual se pode conferir maior eficiência às atividades educacionais para, em determinado prazo, alcançar o conjunto das metas estabelecidas.” (GIL, 2007, p.32) Essa afirmativa se aplica a prática docente no ensino superior? Fundamente sua resposta usando a bibliografia sugerida e/ou outras fontes.
Essa prática docente pode ser aplicada ao ensino superior, desde que, o professor possa adequá-la as normas técnicas que a grade curricular do curso propõe à realidade vivenciada pela comunidade acadêmica. Sendo assim, o docente pode elaborar um planejamento educacional semestral ou anual, onde este pode sofrer modificações na sua prática pedagógica, podendo envolver elementos lúdicos, objetivando um feedback por parte do corpo discente mais rápido e seguro. Tais modificações são necessárias para manter a interatividade no âmbito acadêmico, onde o processo de construção do ensino e aprendizagem possa se tornar mais “leve” e o alunado através de recursos pedagógicos; seminários, debates, mesas redondas e etc. possa participar ativamente desse processo construtivo educacional.
O plano de disciplina torna-se uma referência na construção da aprendizagem conforme, Antônio Carlos Gil afirma no livro, Metodologia do Ensino Superior. (pág. 36), “Constitui, portanto, um marco de referência para as ações do professor voltadas para o alcance dos objetivos da disciplina. Representa também um instrumento para identificar a relação da disciplina com as disciplinas afins e com o curso tomado de forma global.”
Esse marco referencial pode ser aplicado também, de forma interativa como todo corpo intelectual da instituição de ensino, tendo