adequação NR12
Este relatório tem por objetivo relatar as atividades realizadas em TORNOS MECANICOS, onde foram aplicadas mudanças em seu sistema elétrico, os quais tiveram de ser enquadrados Conforme normas de segurança.
NR 12 – 17 dezembro 2010 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;
ABNT NBR 14153:1998 – Segurança de Máquinas – Partes de sistemas de comando relacionadas à segurança – Princípios gerais para projeto.
ABNT NBR 13759:1996 – Segurança de Máquinas – Equipamentos de parada de emergência – Aspectos funcionais – Princípios para projeto.
ABNT NBR NM 273:2001 – Segurança de Máquinas – Dispositivos de intertravamento associados a proteções – Princípios para projeto e seleção.
ABNT NBR ISO 13852:2003 – Segurança de Máquinas – Distâncias de segurança para impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores.
Definição
Torno mecânico (do latim tornus, este do grego τόρνος, gire, vuelta) é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar presa em um cabeçote placa de 3 ou 4 castanhas,esta tendo as castanhas individuais, ou fixada entre os contra-pontos de centragem enquanto uma ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo material,chamado cavaco, de acordo com as condições técnicas adequadas. 1
O torno mecânico é uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças. Para isso, utiliza-se de placas para fixação da peça a ser trabalhada. Essas placas podem ser de três castanhas, se a peça for cilíndrica, ou quatro castanhas, se o perfil da peça for retangular.
Esta máquina-ferramenta permite a usinagem de variados componentes mecânicos: possibilita a transformação do material em estado bruto,