cap 8
Aula
05
A LEITURA E A
CONSTRUÇÃO DO SENTIDO
“Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir de um texto, ser capaz de atribuir-lhe significação, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a esta leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo outra não prevista.” (Marisa Lajolo, 2002)
A compreensão e a interpretação de textos são habilidades exigidas em toda nossa trajetória estudantil e, posteriormente, profissional. Diante dessa afirmação, fica claro que a interpretação de textos não se resume a um simples conhecimento que utilizamos em uma determinada ocasião e, depois, descartamos como algo inútil. Pelo contrário, o seu aprendizado é progressivo e permanente, fortalece-se com o uso e é fundamental, principalmente, para que você obtenha um bom desempenho na universidade e no exercício profissional.
Nesse sentido, é natural que toda universidade ou faculdade espere um maior preparo intelectual de seus acadêmicos em relação ao ato de fazer uma boa leitura.
Por isso, nesta aula, pretendemos que você amplie os seus conhecimentos sobre como obter um bom resultado da leitura de um texto.
Está curioso? Supõe que seja difícil? Nada disso!
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os aspectos envolvidos na leitura e compreensão de textos.
Apreender a funcionalidade dos mecanismos de produção de sentido de textos diversos.
Incentivar o interesse à leitura, à pesquisa e à busca de informações.
Desenvolver a habilidade de ler textos, considerando as
87
Leitura e Produção de Texto - Nohad Mouhanna Fernandes / Maria Alice de Mello Fernandes- UNIGRAN
estratégias discursivas, as estruturas textuais, as diferentes condições de produção do discurso e os instrumentos