resenha cap 8
Ela pode ter foco no cargo que a pessoa ocupa ou as competências que esta oferece a organização.
Avaliação do desempenho é um processo dinâmico que envolve o avaliado e seu gerente e seus relacionamentos e representa uma técnica de direção imprescindível na atividade administrava de hoje.
As principais razões pelas quais, as organizações estão preocupadas em avaliar o desempenho dos colaboradores são; recompensas, retroação, desenvolvimento, relacionamento, percepção e aconselhamento. Toda pessoa precisa saber sobre seu desempenho para saber como esta fazendo seu trabalho e fazer assim as devidas correções. Sem essas retroações o colaborador caminha às cegas. A avaliação de desempenho tem como; reduzir incertezas e ao mesmo tempo, proporcionar retroação ao respeito do seu desempenho, Na realidade a avaliação deve mostrar ao colaborador o que as pessoas pensam a respeito do seu trabalho e da sua contribuição á organização e ao cliente. Existem varias formas de avaliar o desempenho a mais utilizada é a que o gerente como responsável por seus subordinados o faz com o auxilio do RH que estabelece os meios e critérios para que avaliação possa acontecer; Há também a avaliação que envolve o individuo e o gerente que promove a aproximação entre partes; a equipe de trabalho onde o mesmo avalia o desempenho da equipe, a avaliação 360° é feita de modo circular por todos os elementos que mantem alguma forma de interação com o avaliador.
Assim participam da avaliação o supervisor, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliador com uma abrangência de 360°.