Administra o de Produ o e Materiais
Seção 1
Logística e Gestão de cadeia de suprimentos:
O processo produtivo, foi sendo modernizado, na evolução da produção. É influenciado pelas conexões em redes com fornecedores, cliente, governo, ambiente econômico.
Representação -> cadeia de Suprimentos, uma teia complexa de recursos logísticos (transportes, armazenagem, compras, gestão de produção, pessoas, informações, serviços. Resumindo, a cadeia de suprimentos é todos os processos, desde a matéria prima até o cliente final, "usando" tb os recursos logísticos. Movimento e armazenamento da matéria prima, trabalho em processo de inventário, produtos acabados do ponto de origem até o ponto de consumo.
Ambiente da logística -> redes são o conjunto de relacionamentos entre diversos setores.
Logística interna -> Cross-docking: recurso logístico que contribui para a redução dos custos de transporte, que são parte dos custos de produção.
Um país depende de energia, logística interna e externa, governo, economia, poderes legislativo e judiciário.
A logística depende de fornecedores (principalmente), das previsões de demanda, da armazenagem, da infraestrutura de transportes, de portos e de outros meios, associados à tecnologia disponível.
Cadeia básica de suprimentos: a produção está na empresa, pois depende do fornecimento de materiais e de serviços (fornecedores) e de consumidores. Poucas organizações são verticalizadas, isto é, que transformam insumos em produtos finais, em todas as suas etapas. Também, poucas executam a entrega aos consumidores.
Ambiente empresarial, fazem parte as empresas terceirizadas tanto do lado dos fornecedores como na parte de distribuição aos consumidores. A produção é parte da cadeia de suprimentos de uma organização, com interligações simples ou complexas com fornecedores e consumidores.
Infraestrutura logística: indispensável para que a produção de bens seja distribuída tanto para o mercado interno como para a exportação. O transporte é o