Resenha: Hobson - ‘’A Evolução do Capitalismo Moderno’’- Cap 8 ‘’Cartéis e Trustes’’
Hobson ‘’A Evolução do Capitalismo Moderno’’- Cap 8 ‘’Cartéis e Trustes’’
Parte 1: Cartel e Truste, definições, diferenças e tipos.
Identificamos como Cartel as companhias produtoras de um mesma mercadoria que buscam combinar seus preços a fim de quebrar os limites da livre concorrência e aumentar seus lucros separadamente, isto é mantendo vários proprietários diferentes.
Já classificamos como Trustes as consolidações do capital de uma combinação forte entre organizações que compartilham dos mesmo interesses para controlar em uma medida apreciável a regulação da produção, dos preços e margens de lucro das companhias em combinação.
Entre carteis e trustes existem algumas principais diferenças,por exemplo, há a perda de independência no controle da empresas que sofreram fusão, no caso do truste, e no caso do cartel estas, apenas com a regulação dos preços continuam controlando suas funções.
Classificam-se os trustes em quatro tipos diferentes básicos, são estes:
- “O truste propriamente dito” : em que há a rendição total ou condicional ao conselho.
- “O Holding Truste'' : em que há dominação pelo corpo de mandatários, que detém a maioria das ações.
- “Amalgamação” : fusão de empresas por coerção ou absorção forçada.
- Estabelecimento de uma nova companhia pra substituição das concorrentes
Parte 2: Sustentáculos do Truste
Para a consolidação de um truste de sucesso e manutenção relativamente duradoura do monopólio,é necessário um conjunto de elementos e métodos usuais, listados abaixo.
- gênio administrativo :Um empresário com talento raro para administração na medida em que detém um controle empresarial central em uma empresa de dimensões de economia máxima - esta que sem semelhante capacidade administrativa e empresarial não poderia conter o desperdício inerente a essa dimensão - é um fator que fomenta o sucesso do monopólio para um truste.
-domínio das fontes de matéria prima e