CAP 8 E 9
Custos de transporte
O transporte, no plano nacional ou internacional, ê considerado como um dos sub processos mais relevantes da Logística. Envolve o deslocamento externo do fornecedor para a empresa, entre plantas e da empresa para o cliente, estando eles em forma de materiais, componentes, subconjuntos, produtos semi-acabados, produtos acabados ou peças de reposição, É um fator na utilidade de tempo e determina com que rapidez e consistência um produto move-se de um para a outro.
Segundo Correu (2000. p. 398), os principais objetivos da qualidade do transporte estão associados aos objetivos finais da empresa; portanto, devem ser tratados de modo a corresponder às expectativas previstas em termos de qualidade:
• fazer com que o produto chegue ao seu destino final sem qualquer tipo de avarias;
• cumprir os prazos previstos, evitando, assim, transtornos ao cliente;
• entregar a mercadoria no local certo, bem como facilitar o processo de descarga para o cliente;
• investir no aprimoramento dos processos, possibilitando, assim, executar o processo de forma mais ágil; e
• reduzir os custos de entrega, levando-se em consideração a satisfação do cliente e os beneficios gerados para a organização. custos de transporte. Muitas empresas conseguem um diferencial competitivo no mercado mediante uma correta utilização dos modos de transporte; como o elo entre o fabricante e o consumidor final, portanto, precisa ser visto e analisado cuidadosamente, tendo em vista o seu impacto na apuração final dos Custos Logísticos Totais; portanto, as empresas devem sempre estar atentas ao gerenciamento dessa função, visto que sua eficiência está ligada à satisfação do cliente e à minimização dos custos.
Os custos de transporte deveriam ser observados sob duas óticas: a do usuário (contratante) e a da empresa operadora (que possui frota própria).Na ótica do usuário (contratante), quando a empresa terceiriza as operações de transporte (ou parte dela), os custos de transporte são