Sociologia
No século XVII ocorreu a Revolução Francesa, juntamente com a Revolução Industrial, modificando todo um modo de agir e de pensar, criando uma série de problemas sociais que ainda não existiam, dando origem a sociedade capitalista, dando surgimento a ciência da sociologia.
A ciência da sociologia abrange para todos os ramos de conhecimentos científicos abordando mais ainda a da sociedade, agregando um entendimento dos homens acerca de si mesmo, para alcançar liberdade, política e de bem estar social.
Contra a revolução pensadores tentam reorganizar a sociedade, estabelecendo ordens, regendo fatos sociais, estimulando o grande teórico da nova ciência, tendo principais articuladores Auguste Conte e Émile Durkheim.
Auguste Conte filosofo matemático francês criou o positivismo, atribuindo fatores humanos nas explicações de diversos assuntos, reorganizando o conhecimento tendo grande influência no Brasil. Ressaltando que suas ideias foram inspiradas na inscrição da bandeira Brasileira “Ordem e Progresso”. O pensamento pregava um modelo de sociedade organizada, onde o poder espiritual não teria mais importância.
Émile Durkheim foi o primeiro sociólogo, durante sua vida publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião e com essas criações, fortaleceu a sociologia com seus seguidores, melhorando o conceito da coesão social. Uma de suas principais obras foi a “Divisão do trabalho social”, agregando a divisão do trabalho na sociedade, exercendo uma função específica seguida pelos direitos e deveres.
Karl Marx filosofo economista, principal idealizador do socialismo, acreditava que a história era formada por contradições econômicas, causando o colapso nos sistemas sociais, por conta do capitalismo, ele criticava o capitalismo, a estratégia dele era acelerar a destruição do