Planejamento Turístico-Mesquita
972 palavras
4 páginas
Mesquita é um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Emancipou-se em 1999 do município vizinho de Nova Iguaçu, sendo o município mais novo da Baixada Fluminense e do estado do Rio de Janeiro. Possui 17 bairros redistribuídos em 3 distritos. Sua população estimada em 2014, é de 170.473 habitantes, sendo 149.424 alfabetizados de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com sua área territorial de 39,062 km². O nome "Mesquita" é uma referência ao Barão de Mesquita, o proprietário das antigas fazendas que se localizavam na atual região central do município. Há cerca de 500 anos, a região de Mesquita era habitada pelos índios jacutingas, apelido este dado aos índios locais pelos colonizadores portugueses. Acredita-se que o nome possivelmente surgiu porque os índios locais se enfeitavam com penas de jacutinga, um tipo de ave parecida com a galinha e muito comum na região naquela época. A decadência dos jacutingas começou quando passaram a participar, junto com outras nações indígenas, de um movimento chamado Confederação dos Tamoios. O motivo deste movimento foi a revolta dos silvícolas diante da ação violenta dos portugueses, provocando mortes e escravidão.
Centro de Mesquita
Localização
Com sua área territorial de 39,062 Km², Mesquita limita-se com os municípios de: Nova Iguaçu, a norte; Nilópolis, a sul; Belford Roxo, a leste; São João de Meriti, a sudeste e Rio de Janeiro, a oeste. Transporte
Os principais acessos rodoviários de Mesquita são: a Via Light, que corta o bairros de Jacutinga, Vila Emil, Cosmorama e Rocha Sobrinho. Sendo a principal ligação para a cidade do Rio de Janeiro junto com a Rodovia Presidente Dutra.
Ferroviário Mesquita é cortada pela ferrovia da Linha Japeri, que conecta a Central do Brasil e o município de Japeri, sendo servida por três estações:
Édson Passos
Mesquita
Presidente Juscelino
Geografia
O Parque