media
Em estatística a média é o valor que aponta para onde mais se concentram os dados de uma distribuição. Pode ser considerada o ponto de equilíbrio das frequências, num histograma.
Média é um valor significativo de uma lista de valores. Se todos os números da lista são os mesmos, então este número será a média dos valores. Caso contrário, um modo simples de representar os números da lista é escolher de forma aleatória algum número da lista. Contudo, a palavra ‘média’ é usualmente reservada para métodos mais sofisticados. Em último caso, a média é calculada através da combinação de valores de um conjunto de um modo específico e gerando um valor, a média do conjunto.
Média aritmética é a forma mais simples de calcular uma média, mas existem outros métodos, como a mediana (usada quando a distribuição de valores é mal organizada, com grandes e pequenos valores, como valores de rendimento).
Mediana
Em teoria da probabilidade e em estatística, a mediana é uma medida de tendência central, um número que caracteriza as observações de uma determinada variável de tal forma que este número (a mediana) de um grupo de dados ordenados separa a metade inferior da amostra, população ou distribuição de probabilidade, da metade superior. Mais concretamente, 1/2 da população terá valores inferiores ou iguais à mediana e 1/2 da população terá valores superiores ou iguais à mediana.
Outra Definição para o que é Mediana: A Mediana de um conjunto de dados é o dado que fica no meio quando as entradas são colocadas em ordem crescente. Se o conjunto de dados tiver um número par de entradas a mediana será a média entre os dois pontos que estiverem no meio do conjunto. Depois de Ordenados os valores por ordem crescente e decrescente, a mediana é: O Valor que ocupa a posição central, se a quantidade desses valores for ímpar. A Média dos dois valores centrais se a quantidade desses valores for par
A mediana pode ser calculada para um conjunto de observações ou para funções de