A Caracterização da Psicologia
A palavra psicologia deriva do grego psico- "alma", "atividade mental" e -logia "estudo".
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano.
O texto nos traz uma interesante temapsicologia sobre senso comum, mostrando que todas as pessoas usam um pouco do senso comum como psicologia nas suas relacoes e ocupacoes do dia a dia, como por exemplo naquela receitinha da vovó pra passar alguma dor , ou ate mesmo quando servimos de ouvinte a um amigo que esteja passando por momento dificil, ou precise de ajuda.
Logo esse senso comum é utilizado por todos de uma forma bem espotânea, devido ao acumulo de experiências que foram adiquirindo ao longo de suas vidas devido as necessidades dos seus cotidianos.
Devido a complexidade de algums temas relacionados ao modo de vida, comportamento, agricultura entre outros buscou-se uma explicação mais teórica ou mesmo ciêntifíca para melhor entende-las.
Embora ja no século IV a.C, os gregos dominavam esse este tipo de conhecimento voltado para o senso comum, buscando entender o porque de determinadas situacoes ou mesmo determinados acontecimentos, hávia a necessidade de conhecer mais afundo algumas ciências.
O texto sobre senso comum nos apresenta como sendo o conhecimento que dá partida ao conhecimento científico e sobre os diferentes tipos de conhecimento: filosofico, religioso, artistico, e ciêntifico.
Levando-nos a discussão sobre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico.
Pelo texto é possível entender o que é a psicologia científica e o seu objeto de estudo, bem como a diversidade desse objeto de estudo.
O objeto de estudo da psicologia de forma bem ampla é o homem, porém a psicologia não é considerada totalmente cientifica, pois o pesquisador ao mesmo tempo em que pesquisa ele também está inserido na sua própria pesquisa, agregando seus pensamentos e emoções tornando a pesquisa cientificamente