A caracterização da psicologia
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Um depende do outro. O cotidiano é e que vivenciamos no nosso dia a dia, a todo momento e para chegarmos ao conhecimento científico de algo, a ciência precisa abstrair-se da realidade, para compreendê-la melhor, e isso se dá através dos acontecimentos, experiências e vivencias do dia a dia.
2. Explique o que é Senso comum:é como é chamado o conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano. Por exemplo, quando alguém em casa reclama de dores no fígado, ela faz um chá de boldo, que é uma planta medicinal, já usada pelos avós de nossos avós, sem, no entanto, conhecer o princípio ativo de suas folhas nas doenças hepáticas e sem nenhum estudo farmacológico.
3. Explique o que entende por Visão –de –mundo: entendemos por ser os valores e conhecimentos que apregoamos ao passar do tempo, que são produzidos pelos outros setores da produção do saber humano. O senso comum mistura e recicla esses saberes e nos mostra uma teoria simplificada, que denominamos visão de mundo.
4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da psicologia apropriada pelo senso comum. Quando utilizamos, por exemplo, termos como: rapaz complexado, menina histérica, ficar neurótico, estamos usando termos definidos pela Psicologia científica, sendo esses, exemplos da apropriação que o senso comum faz da ciência.
5. Quais os domínios do conhecimento Humano? O que cada um abrange? Ciência, arte, religião, filosofia e senso comum, são os domínios do conhecimento humano.
a) Ciência: compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso através de uma linguagem precisa e rigorosa. Se caracteriza pela exatidão de sua construção teórica.
b) Arte: o homem traz, através da arte, a sua expressão do conhecimento, retratando sua emoção e sensibilidade.
c) Religião: Formulação de um