A caracterização da Psicologia
R: Cotidiano é o nosso dia-a-dia, nossa rotina e tudo que nos envolve. Já o conhecimento científico tem que ser algo real, verdadeiro e concreto, como por exemplo: uma pessoa alega que é formada em alguma área especifica (como, por exemplo, Jornalista) tem que conter um diploma para que ela possa exercer a função.
02) Explique o que é senso comum. Dê exemplos deste conhecimento?
R: Senso comum é a o que somos, a bagagem que adquirimos ao longo do dia, ao longo da nossa vida com pessoas que nos rodeiam, trocando informações, entre outros.
03) Explique sobre o que você entende visão do mundo?
R: Cada ser humano tem uma visão diferenciada do mundo e das coisas, tem sua opinião própria e formada sobre determinado assunto. No nosso convívio social, aprendemos diariamente com nossos amigos, familiares e a todo momento, podemos acrescentar algo em nossa visão, pois com a discussão sadia, aprendemos e ensinamos sobre nossa visão.
04) Cite alguns exemplos de conhecimento da Psicologia apropriados pelo senso comum?
R: Garota complexada; Garota neurótica; Ficar histérico; Ser complexado.
05) Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?
R: Os domínios do conhecimento humano são: arte, religião, filosofia, ciência e o senso comum. A arte é o conhecimento da emoção e sensibilidade, enquanto a religião é o conjunto de pensamentos sobre a origem dos homens, a filosofia é a especulação sobre a origem e significado da existência humana, enquanto a ciência é um conjunto de conhecimentos verificados objetivamente tornando-se válido para todos e o senso comum, é a maneira que um indivíduo tem de ver a arte, religião, a filosofia e a ciência.
06) Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?
R: O objeto de estudo é analisado de maneira programada sistematicamente e