MERCADO DE CAPITAIS
O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. No mercado de capitais, os principais títulos negociados são os representativos do capital de empresas, as ações ou de empréstimos tomados, via mercado, por empresas, debêntures conversíveis em ações, bônus de subscrição e “commercial papers”, que permitem a circulação de capital para custear o desenvolvimento econômico. O mercado de capitais abrange, ainda, as negociações com direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e demais derivativos autorizados à negociação.
FUNÇÃO
Facilitar a transferência de recursos e a conversão de ativos líquidos em investimento com a vantagem de não gerar massa monetária através de qualquer efeito multiplicador, evitando portanto, tensões inflacionistas por esta via.
O MERCADO DE AÇÔES ESTÁ SUBDIVIDIDO EM:
Segmento não institucionalizado: não está sujeito a regulamentação e ao controle das autoridades (negociação direta); Segmento institucionalizado: é regulamentado e controlado, as negociações são feitas por intermédio da Bolsa de Valores, compõe-se das seguintes partes:
● Mercado primário/mercado de balcão: compreende os ativos financeiros que iniciam a sua circulação no mercado através de emissões (públicas ou privadas), mercado organizado, porém sem um local determinado, as negociações são realizados por telefone (operadores);
Mercado secundário/mercado secundário da bolsa: são efetuadas nas Bolsas de Valores, mas somente com ações de empresas registradas na Bolsa de Valores e na CVM.
BOLSAS DE VALORES
As bolsas de valores são