a razao
Nome: Eduarda Gabrielle Preira
Turma: 3º ano A
Professor: Leonardo
Introdução
A Rússia entrou no século XX como um dos países mais atrasados do mundo. A economia era baseada na produção rural e 90% da população não sabia ler nem escrever. Como se não bastasse, grande parte da população russa vivia em estado de miséria, se alimentando mal e tendo que trabalhar diversas horas para conseguir pagar os altos impostos que eram usados para sustentar uma minoria de nobres, que viviam luxuosamente nos palácios ao lado do todo poderoso da nação, o czar Nicolau II.
A situação na Rússia foi se tornando cada vez mais insuportável, até que em 1905, no chamado Ensaio Geral, eclodiram diversas revoltas contra o regime czarista.
Mas foi somente em 1917, depois de duas grandes revoluções, que se instaurou no país uma forma de governo diferente de todas aquelas vistas até então. Em novembro daquele ano, com a ajuda de operários e camponeses, Vladimir Lênin, Leon Trótski e Joseph Stálin, junto com outros comunistas notáveis, assumiram a direção do governo Russo e fundaram o primeiro estado socialista da história.
A revoluçao Russa
A russia antes da revolução
No começo do século XX, a Rússia era uma dos países mais atrasados do mundo. Havia muita desigualdade social. A nobreza era dona de quasse toda as terras russas. Nenhum operário europeu ocidental era tão explorado.
A opressão tzarista
O tzrar era quase um soberano absolutista. Não havia parlamento nem constituição. Era proibida a existência de qualquer partido político. A imprente era totalmente censurada.
A luta dos socialistas
Partido social democrata. Os socialistas discordavam entre si a respeito de como seria implantado o socialismo na Rússia. Surge dois partidos diferentes: os bolcheviques e os mencheviques.
A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciados em 1917, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o Partido