Razão
A razão existe nos seres humanos desde a mais tenra existência. Está inserida no contexto histórico-cultural da sociedade, como algo natural. Em nosso cotidiano nos deparamos com a palavra razão e seus adjetivos, tais como: “a razão deste comportamento” ou “ ele esta coberto de razão”, ou simplesmente “ fulano não tem razão/ perdeu a razão”, falamos da razão com propriedade, como algo já existente em nós , como um “objeto” flexível que podemos perder ou adquirir.
Usamos a razão para termos “controle” nas emoções.Ora, em um momento de fúria ou desespero ‘ perdemos a razão”, ou quando nos expomos coma consciência daquilo que estamos falando, “adquirimos automaticamente a razão”. Ao pensamento popular a razão é algo que se contrapõe aos desejos do coração. Assim vê-se a razão como consciências moral, cultural e social que se reflete em todos os lugares sociais; A razão controla os desejos e pensamentos irracionais do ser humano; Ela representa “juízo” e “lucidez”.
A razão adquire um novo sentido na Filosofia, quando esta atribui uma qualidade de ser racional a verdade “Por identificar a razão e certeza, a filosofia afirma que a verdade é irracional.” (Chauí, Marilena,Convite á Filosofia, p.60, 2009), ou seja, a filosofia qualifica o homem como ser racional, ao observar suas ações comportamentais e atitudes, que são regidas por algum motivo, racionais ou não.
Quando a razão é utilizada para explicar o motivo de determinados fatos ou acontecimentos, abre-se as portas da filosofia que utiliza o mesmo termo para qualificar a verdade.Tal, passa a ter a razão de ser, onde tudo se torna racional e não “ obra do acaso”.
Portanto a razão torna-se o principal instrumento de analise do mundo. Através dela diversos pensadores filósofos esclareceram duvidas e chegaram a feitos considerados marcantes a historia do homem, como ser que tem a faculdade de raciocinar, ponderar e compreender, o pensamento racional “existe” no ser humano como influência