Mass media
De hoje em dia os mass media são a fonte de informação da sociedade. A importância da publicidade na sociedade moderna é cada vez maior. Se os mass media adquiriram em toda a parte importância, a publicidade, actualmente é uma poderosa força de persuasão que modela as atitudes e os comportamentos no mundo contemporâneo.
Podemos recordar também os problemas éticos e morais que a publicidade apresenta.
Na nossa sociedade, a publicidade influencia profundamente as pessoas e a sua maneira de compreender a vida, o mundo e a sua própria existência, sobretudo no que se refere às suas motivações, aos seus critérios de escolha e de comportamento.
A publicidade é omnipresente no mundo de hoje. Até as pessoas que não estão em contacto directo com a publicidade nas suas diferentes formas, se vêem no entanto confrontadas com uma sociedade, com uma cultura e com outras pessoas que são influenciadas, positiva ou negativamente, pelas mensagens e técnicas publicitárias de todos os géneros.
A evolução dos meios de comunicação veio favorecer também o ramo do comércio. Somos compulsivamente “obrigados” a seguir as modas criadas propositadamente por quem quer ganhar algum dinheiro com isso. Como exemplo mais significativo deste fenómeno, temos a indústria musical. Apoiadas em fortes estratégias de marketing, não é raro ver bandas e músicos que surgem do nada serem logo idolatradas e adoradas por muita gente, principalmente, jovens.
A qualidade musical nem sempre é a melhor (vejamos o caso dos Tokio Hotel, a nível internacional, ou dos DZR’T a nível nacional), mas, necessitados de se integrarem num grupo qualquer, as pessoas consomem quase tudo o que lhes metem à frente apenas como forma de se sentirem integradas.
Não podemos continuar a deixar-nos levar por anúncios que vemos e ouvimos, temos de ir atrás daquilo que gostamos e não daquilo que os mass media querem que nos gostemos, somos animais racionais que podemos escolher do que gostamos e do que