Médias
GUILHERME CUNHA PIRES PENA RA: 12155875
Método do último período (mup)
É o mais simples, sem fundamento matemático, ele consiste em utilizar como previsão para o próximo período o valor real do período anterior. Pois se colocarmos em um gráfico os valores ocorridos e as previsões, obteremos duas curvas semelhantes, porém deslocadas de um período de tempo.
Método da Média Móvel
O método da Média Móvel é um modelo muito utilizado nas empresas em geral, por ser extremamente simples e necessitar de poucos dados históricos. Ele é indicado para previsões de curto prazo onde os componentes de tendência e sazonalidade são inexistentes ou possam ser.
Esse modelo nada mais é do que uma técnica simples de previsão exponencial onde são considerados os k últimos dados históricos e, com estes, é realizado uma média aritmética ou ponderada para prever o valor do próximo dado. O número de observações em cada cálculo da média permanece constante e é estipulado de maneira a tentar eliminar da melhor forma possível as componentes de tendência e sazonalidade.
As desvantagens desse modelo estão relacionadas à falta de acurácia ao lidar com séries históricas que apresentam tendência ou sazonalidade já que, nesse método, a previsão para o próximo período envolve sempre a adição de novos dados e a desconsideração dos anteriores. Uma alternativa para amenizar esse erro é a utilização da média ponderada para tentar construir um padrão mais próximo à realidade. A desvantagem na utilização da média móvel ponderada é a necessidade de conhecimento para determinar os pesos a serem utilizados.
Método da Média Móvel Ponderada (MMP)
Neste método se faz o controle dos preços de compras (custos das compras), baseado na média aritmética dos preços dessas compras, ponderando-se com as quantidades compradas, ou seja, as quantidades serão os pesos dos respectivos preços das compras.
É chamada de media móvel porque a media dos custos das compras e alterada