Canto gregoriano
DE
ARTES
Assunto: Cantos Gregorianos
Aluna:
Série: Turma:
Fortaleza/CE
Março de 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este trabalho da disciplina de música tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos estilos musicais, em especial o Canto Gregoriano. O estilo em que apresentarei , o CANTO GREGORIANO, pertence à categoria dos cantos litúrgicos adotados pela Igreja Católica como canto oficial, introspectivo e meditativo. Abordarei o contexto histórico de sua origem, desenvolvimento e decadência, assim como apresentarei suas principais características e alguns nomes importantes que marcaram esse estilo musical.
APRESENTAÇÃO DO ASSUNTO
Definição:
Você sabia qual é a manifestação musical (Ocidente) mais antiga, desde o tempo de Jesus Cristo? Acertou quem pensou “Canto Gregoriano”. Esse estilo musical tem suas raízes nos cantos da antigas sinagogas.
Os seguidores de Cristo transformavam suas preces e orações em músicas e melodias ao cantar os salmos e cânticos do Antigo Testamento. Os judeus gregos e romanos que naquela época tornaram-se cristão trouxeram suas influências culturais para o estilo mencionado.
Ele recebeu influências da música judaica, pois os judeus foram os primeiros a se converterem ao cristianismo; do grego, já que até o século III d.C. os cultos eram celebrados nessa língua; do latim falado, que equilibra o acento das palavras durante o discurso. Sua titulação é em homenagem ao Papa Gregório Magno (540 – 604). Foi através dele que iniciou a “Scola” que é um cantor que deu grande desenvolvimento ao canto gregoriano.
Contexto Histórico: Perfil do estilo e curiosidades:
O período de formação do canto gregoriano vai dos séculos I ao VI, atingindo o seu auge nos séculos VII e VIII, quando foram feitas as mais lindas composições. Como nessa época o