PAE - Plano Emergencial
Este Plano de Atendimento Emergencial tem como finalidade de:
a) Orientar pessoas e equipes responsáveis pelo atendimento a emergências, definindo as primeiras ações a serem adotadas, e os recursos humanos e materiais disponíveis.
b) Estabelecer procedimentos técnicos e administrativos, com base em Legislações e Normas Brasileiras, contemplando todas as fases de acidentes que eventualmente possam ocorrer.
c) Atuar, de forma organizada e eficaz, em situações de emergência, para que a estratégia de combate implementada, possa neutralizar os efeitos do derramamento ou minimizar suas consequências.
d) Identificação, controle e extinção das situações emergenciais, no menor espaço de tempo possível.
e) Evitar ou minimizar os impactos negativos dos acidentes sobre a população da área afetada, ao meio ambiente e a equipamentos e instalações da empresa e de terceiros.
Metodologia do Plano
A metodologia de trabalho a ser utilizada prevê um planejamento de resposta à emergência envolvendo fases distintas que devem ser periodicamente testadas, avaliadas e aprimoradas. O plano aborda critérios de controle para minimizar as consequências, abordando os seguintes tópicos principais:
Acionamento – Avaliação – Medidas de Controle – Ações de Recuperação do Meio Ambiente.
Estes tópicos serão subdivididos em três fases distintas:
Fase Operativa de Ações: Acionamento, avaliação e mobilização de recursos.
Fase Estratégica: Onde se estabelecem funções e responsabilidades, alcance do plano e sua cobertura geográfica.
Fase Operativa de Combate à Emergência: Onde se estabelecem medidas de controle e ações de recuperação do meio ambiente.
Informações Referenciais: Onde se estabelecem os produtos manipulados / transportados e procedimentos básicos e gerais por classe de risco.
Considerações Gerais
No evento de qualquer emergência, as prioridades durante esta situação devem seguir a seguinte