Canto Gregoriano
Introdução
Origens do Canto Gregoriano:
Papa Gregório I
Influências do Canto Gregoriano
Síntese
Biblio e Webgrafia
Introdução
Neste trabalho falarei sobre o Canto Gregoriano. O Canto Gregoriano é um tipo de oração em canção, inventada pelo papa São Gregório Magno no séc. VI. Esta arte foi adoptada pela Igreja Católica como canto oficial de caráter introspectivo e meditativo e foi muito praticado nas ordens conventuais. O canto gregoriano é a mais antiga manifestação musical do Ocidente e tem suas raízes nos cantos das antigas sinagogas, desde os tempos de Jesus Cristo. Os primeiros cristãos e discípulos de Cristo foram judeus convertidos que, perseverantes na oração, continuaram a cantar os salmos e cânticos do Antigo Testamento como estavam acostumados, embora com outro sentido. À medida que os não judeus gregos e romanos foram também tornando-se cristãos, elementos da música e da cultura greco-franco-romana foram sendo acrescentados às canções judaicas.
O período de formação do canto gregoriano vai dos séculos I ao VI, atingindo o seu auge nos séculos VII e VIII, quando foram feitas as mais lindas composições e, finalmente, nos séculos IX, X e XI, princípio da Idade Média; começa, então, sua decadência. O seu nome é uma homenagem ao papa Gregório Magno que fez uma coletânea de peças, publicando-as em dois livros: o Antifonário, conjunto de melodias referentes às Horas Canônicas, e o Gradual Romano, contendo os cantos da Santa Missa. Ele também iniciou a "Schola Cantorum" que deu um grande desenvolvimento ao canto gregoriano. Como nessa época o Cristianismo passou a dominar os principais centros onde as artes floresciam, a música tambem foi influenciada pela religião. Assim, a música sacra oficial passou a ser o canto gregoriano.
Mas o canto gregoriano não era a unica forma de expressão musical da época. A música não oficial, a profana, era um tipo de música chamada popular, desprezada