Evolução - Canto e coral
O canto surgiu antes mesmo do que qualquer instrumento musical feito pelo homem, a voz foi ainda é o principal meio de comunicação entre o ser humano, e foi assim que começou, o canto por si, é uma forma de se comunicar e também de expressão com o todo.
O canto é uma forma de linguagem que o homem tem de se comunicar musicalmente. “É a esse órgão que a musica deve a sua existência” (WAGNER apud WILLEMS, 1970, p.28)
Não existem muitos estudos que comprovam as formas de expressão que os homens usavam, mas podemos imaginar que aconteceu por meio da música, principalmente corais.
Os primeiros registros de expressões musicais foram na Grécia, que era um instrumento importante na formação educacional do cidadão. Muitos acreditavam que a música podia ter o poder curativo e transformador.
Na música grega, havia união entre música, poesia e dança, que por meio dessas cultuavam aos deuses, e que eram contadas a tragédia grega.
A palavra coral originou-se da palavra grega khoros, mas é importante compreender que o conceito de khoros grego difere em parte da nossa concepção atual de coral. Para o grego, khoros denominava-se um grupo de pessoas que por meio da voz contavam suas tragédias e adoravam aos deuses, funções religiosas. O canto coletivo, desde seus primórdios, esteve ligado às funções religiosas.
Na idade média o canto coletivo esteve ainda mais ligado à religião, o canto gregoriano foi a base da música litúrgica de religião e também formação de cristão.
O canto gregoriano foi assim denominado com esse nome pelo Papa Gregório Magno, que foi responsável por vários aspectos relacionados à igreja e também pela divulgação do canto gregoriano. O canto gregoriano é um gênero de música vocal monofônica, monódica (só uma melodia), não acompanhada, ou acompanhada apenas pela repetição da voz