sistema de telecomunicações
Prof.: Carlos Vinícius
Aluno: Thiago Diniz Lopes dos Santos
Turma: 1432
Centrais telefônicas
A Primeira central telefônica foi ativada em 1879, em Paris pelos irmãos Thomas e Daniel Connelly, no mesmo ano é instalada a primeira central telefônica no Brasil.
Em 1922 chega ao Brasil a primeira central automática, que dispensavam o operador/telefonista para completar uma ligação.
No ramo das telecomunicações, uma central telefônica é o equipamento eletrônico que realiza a ligação entre dois usuários do serviço de telefonia. A evolução tecnológica, fez com que o mercado fosse dominado com diversos tipos de centrais telefônicas.
Antigamente, possuíamos uma central conhecida como passo a passo, que era a central famosa pelo seu tipo eletromecânico, mas logo foi substituída pela central cross bar (barras cruzadas), também eletromecânicas, só a partir da década de 70 que as empresas de telefonia passaram a utilizar as centrais digitais, conhecidas como central de programa armazenado CPA que trouxeram os computadores específicos para a função, trabalhando com um software interno para a execução de inerentes, onde interligam terminais, executam controle, testam o gerenciamento do hardware, além de serviços adicionais como identificação e transferências de chamadas, ligações simultâneas para os clientes.
Dentre as centrais telefônicas, atualmente nós temos a Central telefônica Intelbras que tem a capacidade para duas linhas e oito ramais ideais para pequenos escritórios, central moldulare i com capacidade para quatro linhas e doze ramais indicada para escritórios e pequenas empresas, diante disto temos hoje no mercado a Central 141 digital que possui o mais sofisticado sistema de telecomunicação, oferecendo 45 troncos digitais e 96 ramais analógicos e/ou digitais oferecendo a possibilidade de programação via internet com maior qualidade de áudio, discagem direta a ramal e identificação de chamadas, todos os conceitos de tecnologia