Sistemas de telecomunicações
SEGUNDA LISTA DE EXERCÍCIOS
ED1.3) Qual é a faixa de freqüências presente na voz humana? E que parte dela foi usada em telecomunicação? E qual e o canal padrão? Por quê?
ED1.10) Explique por que o sinal entregue ao Destino não e exatamente igual ao da Fonte?
ED1.13) Quais são os três tipos de ruído artificial? Explique cada um.
ED2.6) Quais são as três etapas da digitalização de um sinal analógico? Explique cada uma delas?
A Digitalização de sinais analógicos é obtida com três processos:
Amostragem: Discretização do sinal analógico original no tempo.
Amostragem pode ser definida como o processo de medição instantânea de valores de um sinal analógico em intervalos regulares. O intervalo entre as amostras é determinado por um pulso de sincronismo e a sua freqüência é chamada de taxa de amostragem.
Em 1928, Henry Nyquist dos Laboratórios Bell, estabeleceu que a representação digital de um sinal analógico seria funcionalmente idêntico à forma de onda original se a taxa de amostragem fosse pelo menos duas vezes a maior freqüência presente na forma de onda analógica. Baseado no Teorema de Nyquist, a voz humana com uma freqüência máxima de quatro mil Hertz requer oito mil amostras por segundo, enquanto que um áudio com qualidade de CD com freqüência máxima de vinte mil Hertz, requer quarenta mil amostras por segundo.
Quantização: Discretização da amplitude do sinal amostrado.
O processo de quantizacao de sinais consiste em atribuir um determinado numero de niveis discretos em amplitude e fazer a comparacao entre o sinal amostrado e o nivel discreto mais proximo. Cada amostra e alocada no intervalo de quantizacao correspondente, sendo delimitado por valores de decisao.
Codificação: Atribuição de códigos (geralmente binários) às amplitudes do sinal quantizado.
Codificação significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma