Sistemas de telecomunicações
1. Ondas de rádio 1
2. A Ionosfera 2
3. Como se faz a propagação de diversas freqüências? 4
4. Bandas e frequências utilizadas em radioamadorismo 7
Fonte 8
ALCANCE DAS TRANSMISSÕES DE RÁDIO
1. Ondas de rádio
Ondas de rádio ou eletromagnéticas são produzidas quanto uma corrente de altíssima freqüência circula por um condutor. Este condutor que passa a irradiar estas ondas recebe o nome de antena. Poderíamos pensar que a quantidade de sinais irradiados estaria associada ao tamanho da antena, sendo quando maior a antena maior o sinal irradiado sendo maior o alcance o que não é verdade.
O rendimento na transferência do sinal gerado para o espaço de um transmissor por meio de uma antena, está diretamente relacionado com o comprimento de onda deste sinal. A antena seve ter um comprimento tal que em função do seu tipo tenha alguma relação com o comprimento de onda do sinal a ser irradiado
Existem diversos tipos de antenas e todas tem suas dimensões calculadas em função da freqüência e portanto do comprimento de onda do sinal que deve ser irradiado.
Uma antena calculada com perfeição pode transferir para o espaço toda a potencia gerada pelo transmissor garantido assim o maior alcance possível. (Este procedimento também vale para a recepção, veja que as antenas de TV possuem varetas pequenas se tamanho garantisse boa recepção bastaria ligar a TV no varal de roupas!)
Entretanto não basta jogar todo o sinal de um transmissor no espaço para termos o maior alcance. Ouros fatores entram em jogo e estes nem sempre são bem compreendidos pelos operadores destes aparelhos. É comum pensar que o transmissor deva ser muito potente para que seus sinais possam ir muito mais longe, porem nem sempre é a potencia de um transmissor que determina seu alcance.
Vejamos um exemplo prático
Com apenas alguns watts de potencia, radioamadores conseguem enviar seus sinais a milhares de quilômetros de distancia comunicando se com