Canalopatia
Com a morte de Tancredo neves, havia bastante expectativa sobre o que aconteceria no novo governo. Como o Brasil passava por um momento de transição, para o povo ainda não estava tão claro o que seria feito.Então logo ficou evidente que o governo deveria ser conduzido pelo vice (José Sarney).
Na presidência, Sarney anunciou os projetos para redemocratização do país, incluindo a formação de uma Assembléia Nacional Constituinte.Em 1985 foram anunciadas as eleições diretas para presidente.
Na eleição da Assembléia Nacional, foi permitido o voto de analfabetos, e mais particípios políticos entraram em cena. Um dos grandes desafios do governo de Sarney era conter a inflação. Os preços de variados produtos aumentavam com grande rapidez, as vezes de um dia para o outro, quem se beneficiava eram os empresários e os banqueiros.Vendo esta situação o ministro Dílson, da fazendo, anunciou o plano cruzado.Foi introduzido uma nova moeda o cruzado, com corte de 3 zeros na antiga moeda, o congelamento dos preços no mercado e quando a inflação ficasse maior que 20 por cento, os salários deveriam ser reajustados na mesma porcentagem.
O consumo subiu no período, e muitos produtores se sentiam prejudicados por causa do plano cruzado, então começaram a tirar mercadorias de circulação, e a cobrar o valor adicional sobre o preço congelado, logo a inflação voltou.
O ministro Dilson demitiu-se e Luís Carlos tentou sem sucessos estabelecer novas medidas. Com sua saída o ministro Mailson de Nóbrega lançou o plano verão, que criava uma nova moeda, o plano também deu errado, e o governo de Sarney chegava ao fim sem resolver os grandes problemas do país.
Em 1988, foi promulgada a nova Constituição Brasileira.O deputado Ulysses Guimarães a chamou de Constituição Cidadã. Era um documento extenso, que buscou conciliar interesses diversos e procurava explicitar a necessidade de um sistema democrático, o que dói feito em oposição aos anos do