Periodo medieval
Com a queda do império romano um novo período se inicia, com nova organização começava escrever sua historia que teria grande marco. O período medieval tinha a Igreja como a instituição mais poderosa, dominava em todos os aspectos. A administração utilizada seguia como modelo a administração dos romanos, tendo no controle a organização do território mantendo uma sociedade hierarquizada e auto-suficiente. A política era baseada no sistema onde todos se uniam em busca de um interesse comum. A economia era ruralizada em feudos localizados nos campos, senhores e servos se organizavam, trabalhavam num ambiente de comum acordo.
Período medieval
A idade média, foi o período que se estendeu por aproximadamente 1000 anos tendo seu inicio em 476.
Com o aumento dos impostos, enfraquecimento do comércio, crescimento dos nobres entre as classes políticas o império romano foi atingido por uma crise econômica levando assim ao seu fim. Com a queda do império romano, entre o século V e XV em meio a esta desorganização apenas a igreja católica se mantia como organização com força espiritual e política, inicia-se então o período medieval com a igreja no controle. Com sua forte influência religiosa e política a igreja passou a ter um importante papel em decisões em diversos setores do período.
Varias características da administração dos romanos foram preservadas e agregadas, a começar pela administração do território, a igreja rapidamente espalhou suas dioceses, províncias e vigários em meio a população nomeando administradores locais, a fé naquele período falava mais alto do que qualquer riqueza.
Sistema feudal
A igreja católica usou sua cristandade para unir povos na Europa pós império romano e para unificação diante fragmentos políticos da sociedade feudal. A política transformou-se no sistema feudal que se perdurou por todo período medieval. Com a crise econômica, as pessoas já não se