Período medieval
Trabalho prestado para disciplina de Literatura
Porto Alegre
2014
O período histórico conhecido com Idade Média durou aproximadamente mil anos. Historiadores estabeleceram seu início no ano 476, data em que foi deposto o último Imperador Romano do Ocidente. Para assinalar seu final, definiram o ano 1453, data da queda de Constantinopla (capital do Império Romano do Oriente), que foi conquistada por Otomanos.
Alta Idade Média
Durante a Alta Idade Média, reinos bárbaros foram formados, como exemplo o Reino dos Francos, que após um processo de unificação de algumas regiões deu origem ao Império Carolíngio. Foi também na Alta Idade Média que a Igreja católica passou a ter a supremacia religiosa e cultural do continente, transformando-se na grande instituição dominante do período, já que também possuía grandes quantidades de terras.
Período que foi iniciado com a queda do Império Romano do Ocidente, em decorrência das invasões dos povos bárbaros, foi marcada pelo processo de êxodo urbano. Fugindo dos ataques bárbaros, cidadãos do Império Romano que viviam nas cidades dirigiram-se para o campo, como forma de proteção dos ataques. Em decorrência da conquista dos territórios atacados os bárbaros passaram a ocupar o novo local conquistado, aos poucos foi surgindo uma nova formação social, resultando da mistura das instituições romanas e germânicas, então dessa maneira nasce o Feudalismo
Organização econômica e social:
Durante a Alta Idade Média se consolidaram:
O feudalismo enquanto sistema de produção;
As relações de servidão entre senhores e camponeses;
As relações de suserania e vassalagem;
A economia agrária produzia poucos excedentes, além daqueles necessários para o sustento do próprio grupo, que passou a conviver no feudo.
A atividade comercial realizada com moedas não