Resumo sobre mudanças sociais
A psicologia enquanto ciência inicia – se em 1879 quando na Universidade de Leipzig, Alemanha, o médico, filósofo e psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832 – 1920), criou o primeiro laboratório de pesquisa experimental em psicologia. Antes de Wundt a psicologia era tida, simplesmente, como um ramo da filosofia.
A psicologia tem por objetivos de pesquisa o comportamento e os processos mentais de todos os seres vivos. (DAVIDOFF, 2001; MORRIS; MAISTO, 2004; MYERS, 2000). Define – se por comportamento toda a forma de resposta ou atividade realizada pelo ser vivo já os processos mentais aludiria ás experiências subjetivas que inferimos através do comportamento – sensações, percepções, sonhos, pensamentos, crenças e sentimentos.
Com relações a esses objetos há que se ressaltar que o comportamento, por ser dado objeto, possibilita observações quantitativas e qualitativas. Contudo, os processos da mente, por serem experientes subjetivas, não são passives á observação direta. Por ser uma ciência, a psicologia também desenvolve enunciados probabilísticos em relação aos objetos de pesquisa; tais enunciados são construídos a partir de uma rigorosa metodológica de pesquisa. As teorias psicológicas são organizadas e sistêmicas e,