Resumo Reflexões sobre as mudanças sociais motivadas pelo desenvolvimento tecnológico: a necessidade de instituir uma reflexão ética na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Mudanças Sociais, Trabalho e Educação
Resumo do texto: Reflexões sobre as mudanças sociais motivadas pelo desenvolvimento tecnológico: a necessidade de instituir uma reflexão ética na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Docente: Marcelo Soares
Discentes: Diulya Palmielli Laura Beatriz
Uberlândia, Janeiro de 2015.
Reflexões sobre as mudanças sociais motivadas pelo desenvolvimento tecnológico: a necessidade de insistir uma reflexão ética na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Há muitos anos começou-se a utilizar a ciência e a tecnologia a fim de melhorar a vida do ser humano, para que o mesmo tenha acesso rápido, em alguns casos gratuitos, as várias informações sobre diversos temas: educação, saude, esporte, informática, economia, política, em fim para se manter informado dos acontecimentos da sociedade e do mundo, gerar novas formas de trabalho, comunicar-se com pessoas até mesmo muito distantes. Alguns estudiosos da área vêm discutindo sobre a ética na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na atualidade, com o intuito de rever a atuação das mesmas como uma alternativa de melhoria social. No entanto devemos lembrar que temos os benefícios e malefícios do desenvolvimento da ciência e tecnologia na sociedade.
A tecnologia acompanha o homem desde a antiguidade, antes mesmo de o homem saber o que é tecnologia ele já a praticava sem ter o conhecimento de que o que ele fazia era tecnologia. Ao tentar deixar registrado para sua descendência as suas ações, ao criar utensílios e objetos que facilitassem o seu trabalho diário, produziam tecnologias.
A ciência e a tecnologia facilitam a vida do homem e trazem melhorias, principalmente ao compararmos o homem desde a origem de sua existência, até os dias atuais. É visível a evolução do homem e da sociedade em todas as áreas, e ao analisarmos elas todas,