canais iônicos
Perturbações musculares – Manifestações de doenças nervosas. Os músculos recebem incitações descoordenadas de alguns centros motores devido à degeneração de seus filetes nervosos, o que pode acarretar a degeneração da fibra muscular, levando à atrofia do músculo.
Paralisias periódicas - pertencem a um grupo denominado doenças musculares dos canais iônicos. Além do distúrbio do canal de cálcio, o aparecimento desse tipo de doença é provocado também por distúrbios nos canais de potássio e sódio.
Miastenia ou quadros miasténicos - doença neuromuscular. Causa fraqueza (devido a uma ineficiência na transmissão de impulsos nervosos para os músculos) e fadiga anormalmente rápida dos músculos voluntários. Apesar de dificilmente ser fatal, pode ameaçar a vida ao atingir músculos envolvidos nos processo de deglutição e respiração.
Esclerose lateral amiotrófica - doença neurológica progressiva. Ataca o sistema nervoso, degradando as funções básicas do ser humano (locomoção, fala, habilidade dos movimentos, respiração).
Miopatias (núcleo central) - fraqueza muscular de evolução branda.
Hipertermia maligna - um aumento anormal da temperatura corporal, devido a uma resposta hipermetabólica a anestésicos voláteis certos relaxantes musculares.
Cl e Na:
Fenômenos miotonicos (doença de Thomsen, Becker):
Doença de Thomsen - distúrbio autossômico dominante raro que afeta homens e mulheres. Os músculos são incapazes de relaxar, tornando mãos, pernas e pálpebras muito rígidas.
Doença de Becker – Comprometimento cardíaco, caracterizado por arritmia e/ou insuficiência cardíaca.
Paramiotonias – Rigidez espasmódica de certos grupos musculares.
K:
Paralisias sensíveis ao potássio
Miotonia congênita flutuante
Síndrome de Andersen - doença caracterizada pela presença de paralisia periódica, arritmia cardíaca e anormalidades dismórficas.
As canalopatias mais conhecidas são as que afetam o