Canalopatia
A membrana não é permeável a todas as substâncias. As substâncias não permeáveis necessitam de proteínas para levar essas sustâncias para dentro e fora da célula.
Há três classes de proteínas de transporte – canais, bombas e transportadores
Canais
São poros que permitem o movimento passivo de iões (canais iónicos) ou de pequenas moléculas. A passagem necessita de uma alteração de conformação.
Canais iônicos são proteínas presentes na membrana celular, responsáveis pelo transporte de nutrientes entre os meios extracelular e intracelular, procurando manter o funcionamento perfeito da vida celular e consequentemente da homeostasia no corpo humano. Existem diversos tipos de canais iônicos e sua nomenclatura está associada ao íon transportado como: os canais de sódio, cálcio, potássio e cloro. E quando esse funcionamento é prejudicado ocorrem as canalopatias, que são doenças causadas pelo mau funcionamento do transporte desses canais. Atualmente, com um maior conhecimento da fisiologia celular, possibilitou-se uma maior eficiência na produção dos fármacos pra combater essas doenças causadas nos canais iônicos que agridem tanto a qualidade de vida nos seres humanos. Então nesse...
Canalopatias
As canalopatias são doenças raras causadas por distúrbios funcionais das proteínas dos canais iônicos, decorrentes de mutações específicas.
Estas doenças podem ocorrer a partir de alterações estruturais ou funcionais nas mudanças de canal, pode acorrer por fator genético ou por fatores externos, como toxinas ou substâncias endógenas, tais como anticorpos (fenômenos auto-imunes). canalopatias pode afetar diferentes partes e sistemas do corpo como respiratório, renal, gastrointestinal, músculo, neurológicas,