Canais de distribuição
Canal de distribuições basicamente o caminho que a empresa definiu para fazer a distribuição de seus produtos. O setor de Marketing que fica responsável dessa parte, definindo como, quando e aonde ele for necessitado pelos consumidores. É uma parte importante porque sem um bom canal de distribuição pode ocorrer uma falha e com isso os produtos não chegarem aos consumidores-alvos.
Podemos Classifica os canais em três categorias:
Venda direta
É uma forma de venda aonde é feita através de catálogos, tendo um contato pessoal entre representantes e comprador, fora do estabelecimento comercial. Os produtos são diversos desde roupas até automóveis. Nessa forme tem a vantagem de ouvir diretamente as reclamações, sugestões e elogios direto do cliente. Essa pratica esta atingindo grandes dimensões, a venda direta se destaca por sua capacidade de se expandir geograficamente.
Existem três formas de venda direta;
Porta-a-Porta: Aonde a representante vai até a residência e com os folhetos ou até com os produtos já em mãos e oferece aos clientes. Como exemplo pode citar a Yakult.
Catálogo: A representante deixa o catálogo na residência e volta para buscar depois. Os catálogos da Natura é um exemplo.
Party plan: Quando a representante através de uma consumidora promovo uma reunião entre algumas pessoas para demonstra e vende os produtos. Como exemplo pode citar a Tupperware.
Venda indireta:
É quando a empresa repassa seus produtos à outra pessoa no caso um intermediário, que pode ser um atacado, varejo ou revendedora e só depois chegando ao consumidor final. Uma das vantagens é que a empresa vende para uma quantidade baixa de clientes só que em grade quantidades, diferente da direta que vende para uma quantidade maior de clientes só que em quantidades mais baixas.
Venda mista:
A venda mista como o nome já diz, é a mistura das duas formas de venda assim atingindo uma maior quantidade de clientes.
Atacadista
A venda no atacado é feita em grandes