Cana de açucar
A energia sendo um dos vetores determinantes para o desenvolvimento no mundo supre necessidades de iluminação, ocção, conforto térmico das habitações (refrigeração e calefação), transporte (terrestre, marítimo e aéreo), motores, e fornos e caldeiras para as atividades domésticas e empresariais, tanto nas áreas urbana como rural. A energia é derivada de diferentes fontes, que podem ser de origem fóssil (petróleo e derivados, carvão mineral e nuclear) e não-fóssil, denominada renovável, tais como hídrica, solar, eólica, geotérmica e de biomassa.
O Brasil, por suas características de país tropical e seu extenso território, apresenta condições inigualáveis para ocupar um importante papel mundial na agroenergia. Comparativamente ao mundo, o país apresenta significativa disponibilidade de terras agricultáveis e condições de solo, clima e tempo que permitem o cultivo de variadas culturas. Dispõe também de um importante legado tecnológico sobre biocombustíveis, que o deixa em condição ímpar no contexto mundial.
A proporção do suprimento de energia dessas fontes varia ao longo do mundo, conforme dados da International Energy Agency (IEA) para o ano de 2005. Os dados de suprimento primário de energia coletados pela IEA e agrupados por blocos