Ser professor
Para se tornar professora de crianças até 10 anos deve-se fazer a faculdade de pedagogia. Outros estudos como artes para crianças, jogos e brincadeiras para crianças ou psicologia infantil, certamente ajudam a tornar a formação mais completa, mas não são obrigatórios. Mesmo depois que o professor se forma na faculdade, ainda assim é preciso estudar, afinal como em todas as profissões nunca se deve parar de estudar. Um professor do Ensino Fundamental estuda na faculdade várias disciplinas, por exemplo, como ensinar matemática para crianças, como ensinar a ler e a escrever e como trabalhar com grupos de pessoas diferentes.
Já na escola, o professor ministra aulas nas cinco primeiras séries do ensino fundamental. Preparar aulas, efetuar registros burocráticos e pedagógicos, participar da elaboração do projeto pedagógico, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais. Atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas. Para o desenvolvimento das atividades é necessário utilizar constantemente capacidades de comunicação.
O que é mais bacana na profissão de professora, na minha opinião, é ver uma criança aprendendo a ler e a escrever. É muito interessante como, no início do ano, as crianças chegam sem saber reconhecer as letras e os sons, e, ao final, constroem histórias já elaboradas e lêem livros inteiros. Ser professora é uma atividade encantadora e extremamente gratificante, mas exige muita dedicação e paciência. Para a maioria das profissões, um estágio é algo muito recomendável, mas, no caso de uma professora, o estágio é fundamental. É neste momento que aprendemos um pouco sobre como funciona uma escola, uma sala de aula, como é lidar com crianças e com os pais. Por isso, é nessa fase do estágio que descobrimos se queremos ou não realmente ser