Da era vargas ao golpe de 64
Identificar e explicar as semelhanças e diferenças na relação entre nacionalismo nos governos Vargas e JK; as características da economia e industrialização após o golpe de 64 e descrever os principais acontecimentos na política nacional do período de 1930 a 1964.
Justificativa:
O tema em questão é de extrema importância para que possamos entender os acontecimentos do período compreendido da Era Vargas ao golpe de 64 e para que possamos efetuar uma análise comparada entre as políticas nacionalistas anteriores ao golpe de 64 e a política da Ditadura Militar.
Introdução:,
No Brasil, até o ano de 1920, a República era controlada pelos grandes fazendeiros de café e a própria Constituição garantia esse domínio, pois privilegiava os Estados populacionalmente maiores e economicamente mais poderosos. Durante a década de 1920 esse domínio começou a ser contestado, pois os tenentes revoltaram-se contra o governo. A Revolução de 1930 destituiu as velhas oligarquias e colocou no poder Getúlio Vargas, que governou até 1945. E nesse período o Brasil viveu importantes mudanças sociais. Depois de 1940, o Brasil ingressou nos tempos modernos. Acelerou-se o processo de industrialização e urbanização. Em 1951 Getúlio Vargas reassume presidência; e a sua política foi a de continuar a incentivar a industrialização e a urbanização, que acabou por abrir profunda crise na vida de toda sociedade brasileira. O movimento político-militar de 1964 constituiu-se no elemento restaurador da ordem política e social do país.
Desenvolvimento: A Revolução de 1930 pôs fim à República Velha das oligarquias do café. O movimento revolucionário pretendia renovar profundamente a vida política nacional, dar maior atenção aos problemas sociais e mudar a orientação da política econômica. Era preciso dinamizar a economia brasileira, atingida gravemente pelas consequências da crise econômica mundial de 1929 e 1930. A