Dossiê Jango - Resumo do Documentario de João Goulart
Nascido em 1º de março de 1918, filho de ricos proprietários de terras ( Vicente e Vicentina Goulart), formado em Direito, não demorou até conseguir ascensão na política. Sagrou-se deputado estadual em 47, Federal em 50, secretário de interior e justiça no RS e presidente nacional do PTB.
A trajetória política de Jango foi marcada por conturbações, eleito Ministro do Trabalho de Vargas, assumiu o cargo no momento em que grevistas marítimos lutavam por melhores salarios. Goulart lutou a favor dos grevistas, intermediando e usando de sua influencia para beneficia-los, e no dia 1º de maio lhes deu um presente no dia dos trabalhadores, concedeu um aumento do salario-minimo de 100%. Vargas concedeu esse aumento, mas demitiu Goulart logo em seguida, haja vista que essa concessão fez que a elite se voltasse contra o seu Governo.
O suicídio de Vargas levou o país a uma grande comoção popular, com isso o então presidente evitou o golpe contra a democracia. Esse ato fez com que todos que seguiam as tradiçoes trabalhistas de Getúlio fossem vistos com maus olhos pela elite da nacional, que tinha aversão à ampliação da democracia brasileira e inserção da classe trabalhadora na política, logo, Goulart sofreu essas consequencias por ser um dos seguidores de Vargas.
Jango foi eleito vice-presidente em duas ocasiões: a primeira se tornou vice de Juscelino Kubitschek, e na segunda, de Jânio Quadros. Na segunda foi a fase mais significativa para Jango. No momento em que Jânio renunciou a presidência Goulart estava em viagem a China, e foi pego de surpresa pela notícia. Dada as circunstâncias, assumiu interinamente o presidente