Atividade sobre Republica Democrática Populista
O contexto político internacional pós-Segunda Guerra Mundial foi marcado pela divisão do mundo entre os blocos capitalista e comunista [cenário da Guerra Fria]. Esse contexto externo influenciou o contexto interno do Brasil durante os anos da República Democrática Populista (1945-1964). Internamente, pode-se dizer que dois grupos político-ideológicos passaram a disputar o controle do Estado brasileiro: os nacionalistas (progressistas) e os liberais (conservadores / “entreguistas”). Esses grupos formularam os discursos políticos mais influentes da época, propuseram projetos econômicos e sociais distintos para o desenvolvimento do país e lutaram para a destruição política dos seus rivais.
A partir de informações do texto, das aulas e de seus conhecimentos e pesquisas sobre o tema, PREENCHA o Quadro ideológico da República Democrática Populista (1945-1964): Nacionalismo X Liberalismo.
2. Observe o gráfico dos resultados das eleições diretas para presidente realizadas durante a República Democrática Populista:
3. Leia o texto.
Juscelino Kubitschek foi governador pelo estado de Minas Gerais no período em que Vargas foi presidente em seu segundo mandato (1951-1954), o que gerou forte aproximação e convergência de ideias entre os dois, desta forma Juscelino acaba herdando o trabalhismo de Vargas. E entendendo bem o sentimento do povo brasileiro quanto à morte de Vargas, Juscelino se posicionou perfeitamente como o seu herdeiro político, que daria continuidade ao getulismo e ao trabalhismo, o que pesou fundamentalmente em sua eleição em 1955. Contudo, apesar do fato de tanto Getúlio quanto Juscelino preocuparem-se com o desenvolvimento nacional articulado à industrialização, eles não tinham o mesmo ponto de vista sobre a questão da participação do capital estrangeiro no processo de desenvolvimento econômico do Brasil.
Explique a frase destacada em negrito, esclarecendo, com base na leitura do texto “A Democracia no Brasil do