Streaming
Plataformas para Servidores de Streaming
Infra-estrutura para Servidores de Streaming Cálculo de Consumo de Trafego e Banda Streaming na Prática
Distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes.
É utilizado como forma de comunicação através de rede privada ou internet.
Utiliza protocolos para comunicação em tempo real RTP (Protocolo de Transferência em Tempo Real), RTSP (Protocolo de Streaming em Tempo Real), RTCP (Protocolo de Controle de Transporte em Tempo Real) Pode ser classificado em LIVE ou ON DEMAND. Pode ser PONTO-A-PONTO ou MÚLTIPLO. É frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimídia através da Internet. O streaming permite que possamos ver ou escutar um conteúdo enquanto realizamos o download.
Usuário
Máquina ou Servidor de arquivos
INTERNET
Streaming Server
Encoder
Streaming pode ser divido em categorias:
LIVE: Em um LIVE STREAMING o conteúdo é gerado ao mesmo tempo em que está sendo reproduzido para o(s) espectador(es). Nesse caso é necessário uma máquina ENCODER. O sinal é gerado por Câmera de vídeo, Webcam, Microfone, Mesa de Som, etc. ON DEMAND: Em um STREAMING ON DEMAND (VOD), o conteúdo é um arquivo fechado e é reproduzido através da interação (PLAY) do usuário enquanto o mesmo realiza o download.
LIVE:
Encoder
1) Sinal recebido pela máquina de encoder, através de uma placa de captura. 2) Pacotes convertidos são enviados para o servidor de streaming, para distribuição aos usuários
Streaming Server
ON DEMAND:
Servidor de arquivos
1) Ao receber uma requisição, o servidor de arquivos envia o arquivo especificado ao Servidor de Streaming para distribuição aos usuários Streaming Server
Por que utilizar CDN em um projeto de Streaming LIVE ou ON DEMAND?
Diminuição de latência; Diminuição do consumo de banda do servidor de streaming; Aumento da capacidade de entrega; Escalabilidade.