Video on demand
Histórico
A palavra para entender o Video on Demand é YouTube. O site de vídeos da Google é um dos melhores exemplos de como funciona esta transmissão. Há algum tempo, para assistir a um vídeo na web, era necessário fazer o download do arquivo ou esperar que ele carregasse por completo.
Com o streaming (transmissão), você pode assistir ao filme na mesma proporção que ele é carregado e pode assistir, parar, retroceder, avançar e assisti-lo quantas vezes quiser. Isso é possível porque os arquivos ficam armazenados em servidores
Video on demand ou VoD é uma solução de vídeo sobre xDSL, ou outra tecnologia banda larga.
Por meio de uma página Web na tela da TV ou , o assinante pode escolher diferentes tipos de filmes e programas de TV que estejam disponíveis em VoD. A solução consiste em enviar conteúdos em formato de vídeo, karaokê, jogos, etc. - sob demanda ou continuamente -, utilizando redes de banda larga de operadoras de comunicação. Assim, o usuário receberá conteúdos com qualidade de imagem semelhante ao DVD no momento que desejar e sem sair da sua casa.
Histórico
Setembro de 1994 - Primeiro serviço de VoD começou a ser testado no Cambridge. Este serviço chegou a providenciar vídeo e dados a 250 casas e escolas ligadas à rede de cabo de Cambridge. Os vídeos eram codificados em MPEG-1 e enviados através de uma rede ATM desde o servidor ICL media até as set-top-boxes (Uma espécie de conversor de sinal).
1996 - Apesar de ter sido um sucesso a nível técnico, dificuldades a nível de conteúdos levaram ao encerramento do projecto. A arquitectura do sistema, que se manteve na sua raiz até hoje, é mostrada na figura 2
1998, a Kingston Communications tornou-se a primeira companhia inglesa a lançar comercialmente um serviço de VoD assim como a primeira a integrar TV e Internet através de uma única set-top-box utilizando IP numa ligação ADSL.
1999 - 2001 – Após o grande crescimento da Kingston Interactive TV, que já