Campo elétrico - relatório graduação
CAMPO ELÉTRICO
Eduardo José Sant’ Anna Marrone –09.00858-6
2012
1.RESUMO
O experimento foi efetuado para se entender as grandezas e variáveis que compoem um Campo Elétrico. Foi montado um circuito elétrico, e dentro de uma cuba, depositou-se materiais metalicos para gerar forças de interação entre eles e com isso determinar as linhas de força que compoem esse campo através de representações gráficas.
2. INTRODUÇÃO 2.1 Assunto Os conhecimentos das forcas de interações entre cargas eletrizadas com o passar do tempo se tornou de vital importância para o ser humano. Com o aperfeicoamento da análise de suas características, que comecaram a ser estudadas por Tales de Mileto (filosofo grego, considerado o marco inicial da filosofia ocidental) a mais de 2000 anos atrás, se obteve hoje um vasto conhecimento de seus conceitos e influências na Terra. Os conceitos de Campo Eletrico são utilizados em diversas áreas da sociedade, como para a confecção de instrumentos de localização ( bússolas), eltroímãs e dispositivos que auxiliam a automatização de processos indústriais. 2.2 Objetivos → Determinar graficamente as linhas de força na região entre as cargas; → Obter o Campo Elétrico Resultante a partir do Potencial Elétrico; → Interpretar a relação entre as variáveis infinitesimais dV e dL; → Determinar e analisar as características do Campo Elétrico e do Potencial Elétrico do condutor em forma de coroa.
3. TEORIA Toda partícula carregada cria no espaço propriedades elétricas, as quais são detectadas através da força de interação com uma segunda carga elétrica. Essa força gerada, conhecida como Força de Coulomb, é inversamente proporcional às distancias das cargas, ou seja, quanto maior a distância, menor a força de interação entre elas. A região do espaço entre as cargas