Relatório Fisica
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNIFESO
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO- PROGRAD
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
CIRCUITOS ELÉTRICOS - LABORATÓRIO
ALUNOS: GABRIEL MACHADO, RENAN AMARAL, HENRIQUE DIAS, PHELIPE GOMES, IGOR DE CASTRO, HUGO FREDERICO E RODRIGO BARROS.
RELATÓRIO CIRCUITOS ELÉTRICOS I
AVALIAÇÃO DA DIREÇÃO DO CAMPO ELÉTRICO UNIFORME
OBJETIVO: Levantar experimentalmente a direção do campo elétrico em um sistema com eletrodos em paralelo a partir das linhas equipotenciais.
INTRODUÇÃO
Campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por sistemas delas. Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão.
O campo elétrico em um ponto é uma grandeza vetorial, portanto é representado por um vetor. Para verificarmos a sua presença neste ponto, colocamos neste uma carga de prova positiva. Se esta ficar sujeita a uma força eletrostática, dizemos que a região em que a carga se encontra está sujeita a um campo elétrico. O vetor campo elétrico tem sempre a mesma direção da força a que a carga está sujeita, e o sentido é o mesmo da força.
O campo elétrico uniforme (Figura 1) que será analisado neste relatório é uma região onde todos os pontos analisados possuem o mesmo vetor campo elétrico em módulo, direção e sentido, formando dessa maneira linhas equipotenciais verticais (linhas contendo a mesma intensidade elétrica) em cada um desses pontos. Dessa maneira as linhas de força elétrica são paralelas e possuem a mesma distância entre elas.
METODOLOGIA
Para realizar este experimento, utilizamos uma bateria com tensão regulada em 20,0 volts tendo um eletrodo conectado à bateria no pólo positivo e outro eletrodo conectado ao pólo negativo, fixados em cada lado de um recipiente de vidro com água (Figura 2). Embaixo do recipiente,